Conhecida pela sua voz musical profunda e virtuosismo arrebatador, Nancy Zhou procura revitalizar a apreciação pela arte e pela ciência do violino. A sua musicalidade reflexiva e a forte presença nas redes sociais ressoam com um público global, permitindo-lhe actuar nos palcos das principais orquestras do mundo.
Mais de 20 anos após a sua estreia orquestral, Nancy colaborou com a Royal Stockholm Philharmonic Orchestra, Munich Symphony, Hong Kong Philharmonic, New Jersey Symphony, Naples Philharmonic, San Diego Symphony, entre outras. Apaixonada por actuações a solo, valoriza também as colaborações em música de câmara e dedica-se com empenho à responsabilidade de ensinar. Nancy apresentou-se em festivais como o Festival de Verbier, o Festival de Música de Tongyeong e o Festival de Marvão. Para além disso, é regularmente convidada como pedagoga em diversos festivais internacionais de verão, onde ministra não apenas masterclasses, mas também workshops sobre treino técnico fundamental e bem-estar para músicos.
Ao longo dos anos, o interesse da violinista pelo património cultural e pelas humanidades resultou em colaborações notáveis. Em parceria com a New Jersey Symphony e Xian Zhang, interpretou o primeiro concerto para violino de Zhao Jiping no Alice Tully Hall; realizou a estreia nos EUA de Gran Cadenza de Unsuk Chin, para dois violinos solo, com Anne-Sophie Mutter; interpretou La joie de la souffrance de Chen Qigang com a Rogue Valley Symphony; e, em colaboração com a La Jolla Symphony, apresentou a estreia na Costa Oeste do Concerto para Violino nº 1 de Vivian Fung. Em julho de 2025, Nancy embarcará numa viagem de investigação com Vivian para Zhexiang, na China, a aldeia natal da mãe da violinista, uma ex-bailarina profissional de danças folclóricas. O projecto resultará numa obra para violino e electrónica que explorará a intersecção entre a música como força cultural e a cultura das minorias folclóricas. O álbum de estreia da violinista, Stories (re)Traced, é uma resposta a estas questões e apresenta quatro obras fundamentais e intrinsecamente ligadas para violino solo, incluindo a Sonata de Béla Bartók. O disco será lançado nesta temporada pela Orchid Classics.
Natural do Texas e filha de pais imigrantes chineses, Nancy começou a tocar violino sob a orientação do seu pai. Mais tarde, estudou com Miriam Fried no New England Conservatory enquanto seguia o seu interesse pela literatura na Universidade de Harvard. Actualmente, é Artista Associada da Queen Elisabeth Chapel e Professora de Violino no Conservatório de Música de São Francisco.