Géza Szilvay nasceu em Budapeste em 1943. Estudou violino no Conservatório Béla Bartók e pedagogia do violino na Academia de Música de Budapeste, onde se formou em 1966. Também estudou Direito e Ciência Política na Universidade ELTE, em Budapeste, onde obteve o doutoramento em 1970.
Desde 1971, leciona violino no Instituto de Música de Leste de Helsínquia e, a partir de 1978, também na Academia Sibelius. Em 1984, foi nomeado Diretor do Instituto de Música de Leste de Helsínquia. A prestigiada orquestra Helsinki Junior Strings (atualmente conhecida como Helsinki Strings) foi fundada por Géza Szilvay e pelo violoncelista Csaba Szilvay em 1972, e ambos têm dirigido a orquestra desde então.
Os irmãos Szilvay ganharam reconhecimento internacional como pedagogos de cordas e como maestros e educadores de orquestras infantis e juvenis. Em reconhecimento ao seu trabalho em prol da cultura juvenil, receberam várias distinções: Ordem do Leão Finlandês em 1981, Prémio de Cultura da Finlândia em 1983, Prémio Estatal Húngaro para a Atividade Cultural em 1990, Prémio de Cultura de Helsínquia em 1995 e o Prémio “Pro Musica” em 1999. Géza Szilvay foi distinguido com o prestigiado Prémio “Accent” da Associação de Institutos de Música da Finlândia em 2005 e com o Prémio Internacional Kodály em 2007.
O método Colourstrings ganhou reputação internacional e é atualmente ensinado em todo o mundo. Foram criadas várias instituições especializadas no método Colourstrings – escolas, centros e associações – em diversos países europeus para aplicar e desenvolver ainda mais este conceito de ensino centrado na criança.