Institucional

A Sinfonietta de Braga é uma associação cultural que se dedica à programação, formação e criação musical. Gerida por um coletivo de jovens artistas, a Sinfonietta dinamiza projetos celebrando o passado e projetando o futuro.

Cultura, qualidade e acessibilidade não representam uma tríade impossível.

A Sinfonietta de Braga é uma associação cultural que se dedica à programação, formação e criação musical. Gerida por um coletivo de jovens artistas, a Sinfonietta dinamiza projetos celebrando o passado e projetando o futuro.

 

 

blank

Cultura, qualidade e acessibilidade não representam uma tríade impossível. Representam sim uma meta que apenas pode ser alcançada com o auxílio de uma outra triplicidade: persistência, atenção, e exigência. Esta visão parte da premissa de que a Cultura não é uma prática egoísta, mas sim uma conversa. Uma conversa que se deve travar entre os artistas e o seu público, entre os artistas e a sua região. O caminho é longo mas, passo a passo, a Sinfonietta de Braga procura tornar cada vez mais íntima esta conversa, na qual partilhará com todos os públicos a essência do melhor da música que já foi escrita e do melhor da música que se cria nos dias de hoje, sempre com o mais absoluto cuidado e respeito pela qualidade que a mesma exige.

Desfrutando, respeitando e aprendendo com o que veio antes, a Sinfonietta partilha deste modo, uma ambição de explorar a identidade e fertilidade do nosso meio cultural. Esta ambição surge da crença de que, para além de uma celebração do passado, a prática cultural consiste em projetar também uma herança futura, capaz de imortalizar um retrato do melhor que é cultivado nos nossos tempos. Tal como uma orquestra se expressa através de instrumentos musicais, os instrumentos da Sinfonietta de Braga nesta ambição, são os artistas de talento extraordinário da nossa região. De igual modo, a Sinfonietta almeja tornar-se num instrumento dessa região, e assim contribuir para a afirmação da sua identidade cultural.

A Sinfonietta de Braga representa assim uma simbiose de ambições, de desejos de partilha e de qualidade, aliados a uma incansável procura por desenvolver a cultura musical da região, potenciando em simultâneo as carreiras artísticas de músicos profissionais. Assumindo como uma missão fundamental a valorização da profissão de Músico, a Sinfonietta procura também preencher as lacunas de um mercado de trabalho nacional que não tem sido capaz de dar resposta ao percurso natural dos mesmos após a conclusão do ensino superior.

Nos últimos anos, a Sinfonietta destaca-se assim pelo seu crescimento e o seu impacto incomparável no paradigma cultural bracarense. Esse papel dinamizador permitiu-lhe a captação de fortes apoios locais e nacionais. Destacando-se a nível nacional, desde 2023, como o único agrupamento musical bracarense premiado com o Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes, a Sinfonietta de Braga conta também não apenas com um forte apoio do Município de Braga, que aposta na Sinfonietta como parceiro central no desenvolvimento cultural da cidade, como também de Municípios como Esposende, Monção e Bragança. Na última década de atividade, a Sinfonietta de Braga foi responsável pela promoção de centenas de concertos e eventos culturais, incluindo festivais, concursos, formações e produções originais por todo o país e em distintos contextos musicais. A sua programação assenta também fortemente na criação e encomenda de novas obras musicais, destacando-se a sua exploração e renovação do género operático, e a sua proximidade com géneros nacionais como o Fado, e da edição do seu primeiro álbum, Arco da Corda Nova, centrado na música tradicional portuguesa.

O seu agrupamento titular, a Orquestra Sinfonietta de Braga, colabora intensamente com os mais destacados artistas nacionais e internacionais, mantendo também estreitas relações e colaborações com agrupamentos nacionais como a Musicamera Produções e o Drumming GP. Partilha o palco não só com incontornáveis artistas e maestros portugueses de renome internacional, como Artur Caldeira, Ana Vieira Leite, Martim de Sousa Tavares, Pedro Meireles, Jan Wierzba, Martim de Sousa Tavares, Samuel Bastos, Sérgio Pires e inúmeros outros, como também com solistas internacionais de renome mundial como Svetin Roussev, Andrey Baranov, David Cohen, Nancy Zhou, Anton Martynov e Eliot Lawson.

 

 

Pedro M. Oliveira

Pedro M. Oliveira

Joaquim Pimenta Pereira

Joaquim Pimenta Pereira

Maria Afonso

Maria C. Afonso

Miguel Oliveira

Miguel Oliveira

Rita Carreiras

Rita Carreiras

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes