Workshop Festival Arcada: Saúde do músico e o impacto na performance

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Workshop Festival Arcada: Saúde do músico e o impacto na performance

Domingo, 30 Outubro 2022 @ 09:00
blank

Workshop: Saúde do músico e o impacto na performance

A dor e as lesões musculosqueléticas e neurológicas são comuns nos músicos e, habitualmente, têm um impacto negativo significativo na performance artística e na qualidade de vida do músico. É possível tocar sem dor? É possível prevenir as lesões? Quais os exercícios mais adequados? Neste workshop pretendemos abordar os principais problemas de saúde desenvolvidos pelos músicos (em particular pelos instrumentistas de corda), as suas causas, o impacto na qualidade da performance, assim como as principais estratégias de tratamento e prevenção.

INSCRIÇÕES aqui

Ana Zão, médica e pianista

Diretora e fundadora do Centro Internacional de Medicina das Artes (CIMArt,InternationalCenterofArts Medicine).Médica especialista em Medicina Física e de Reabilitação (MFR), com competência em Medicina da Dor e especializada em Medicina das Artes Performativas, Medicina Desportiva e Fisiatria de Intervenção. Assistente hospitalar do Serviço de MFR e da Unidade da Dor do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Responsável pela consulta de Fisiatria de Intervenção do Instituto CUF Porto.Mestre em Medicina pela FMUP, a qual lhe atribuiu o Prémio Dr. Cândido de Pinho. Mestre em ecografia e intervencionismoecoguiado pelaFundacionUniversitaria San PabloAndaluciaCEU (Espanha).Investigadora e Doutorandana Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) – Doutoramento em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde.InvestigadoradoCenter for Health Technology and Services Research –CINTESIS.Docente do ensino pós-graduado da FMUP, do Mestrado em Medicina do ICBAS-UP e da Universidade Católica Portuguesa.Entre outros Prémios, destacam-se o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto 2022 na vertente do Empreendedorismo (atribuído pela Universidade do Porto) eo Alice G.BrandfonbrenerInvestigatorAward 2021, atribuído pelaPerformingArts MedicineAssociation (Associação que anualmente distingue o investigador de relevo na área da Medicina das Artes Performativas a nível mundial).

Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos, na Escola de Música de Esposende, tendo concluído o Curso Básico de Piano com a classificação máxima. Posteriormente, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, concluiu o Curso Complementar de Piano sob orientação de Francisco Fiúza, tendo obtido 20 valores no recital final de Curso. Prosseguiu os estudos de piano e música de câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo com a pianista Sofia Lourenço. Participa regularmente em masterclasses, tendo já trabalhado com os pianistas Fausto Neves, António Rosado, NamiEjiri, AldoCiccolini e Luiz de Moura Castro. Tocou a solo no ChopinInternational Festival (Polónia), no Musica Riva Festival (Itália) e em conceituadas salas como a Casa da música, oTheatro Circo, a PoloniaHouse (Cracóvia), entre outras.Fundadora do dueto MEZZOPIANO (piano a 4 mãos) edo quarteto MEDIVOCE com o qual gravou o CDMeddy Christmas. Realizou ainda gravações em direto para a Antena 2 e participou nas iniciativas “Saber ouvir”, promovidas por Miguel Leite e MaestroAntónio Vitorino d’Almeida. Apresentou-se a solo com a Orquestra do Norte, sob direção do Maestro Ferreira Lobo, interpretando concertos de piano de F. Chopin e W. A. Mozart. Além dos prémios conquistados em Concursos de Piano, foi distinguidapelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian com o Prémio de Mérito Artístico.

Detalhes

  • Data: Domingo, 30 Outubro 2022
  • Hora:
    09:00 - 13:00
  • Categoria de Evento:

Organizador

  • Sinfonietta de Braga